Por que os brasileiros não confiam nos políticos e amam o Estado? (indicação de livro)
- Prof. Thiago Holanda

- há 22 horas
- 1 min de leitura

Essa é uma das perguntas curiosas que eu já ouvi. Desde que me entendo por gente, políticos costumam ser taxados como as pessoas mais "trambiqueiras" da nossa sociedade (sem generalizar, é claro). Inclusive, esse talvez seja o único sentimento que, de fato, une TODOS os brasileiros: a desconfiança da classe política. Paradoxalmente, enquanto não esperamos NADA de bom dos políticos, esperamos TUDO do Estado. Ele deve nos prover segurança, saúde, educação, felicidade e até mesmo, para alguns, propósito de vida. Mas como o Estado fará tanto bem se ele é gerido pelos mesmos políticos que tanto desprezamos?
Essa cultura de dependência das benesses estatais parece ter criado, ao longo dos últimos séculos, o cenário perfeito para que determinada categoria de políticos (aproveitadores) pudesse ocupar o imaginário popular como os "salvadores da pátria". Essa função messiânica é explorada ainda hoje por alguns partidos e, me parece, que o brasileiro ainda não está próximo de aprender essa lição.
O livro "PARE DE ACREDITAR NO GOVERNO" de Bruno Garschagen tenta jogar luz em cima desse tão intrigante paradoxo. Por meio de um resgate histórico que começa no descobrimento do Brasil, passando pelo golpe da República, os flertes autoritários de Getúlio Vargas, Regime Militar e chegando até o Governo Dilma, o autor nos explica o mecanismo por trás da forma dos brasileiros enxergarem a política brasileira.
É uma leitura curiosa, enriquecedora e, muitas vezes, até engraçada. Se quisermos um Brasil do futuro, é necessário entender as raízes que formam a nossa identidade nacional (ou seria a falta dela?). Recomendo muito essa leitura e sei que ela vai enriquecer sua consciência política.





Comentários